Representação Distrital

Carta da RDR

Meu nome é Fabíola, tenho 28 anos e estou Representante Distrital de Rotaract.
Ingressei no Rotaract Club em 6 de abril de 2010. A convite do Diego Franco, então RDR eleito, fui, meio tímida, participar da reunião de reativação do Rotaract Club Cidade Canção. Apesar de ter recebido outros dois convites para ingressas na família rotária, um para o Interact Club e outro para o Rotaract, nunca tinha tido contato com esta grande família.
No início, as reuniões me eram estranhas, não entendia muito bem o protocolo todo. Mas aos poucos fui entendendo. Nesse processo de adaptação meu padrinho, Diego, foi de fundamental importância, pois me orientava, guiava e explicava siglas, procedimentos, comissões de serviços…, aliás, ele ainda me orienta, guia e sempre me ajuda.
Quando vi já estava totalmente encantada e apaixonada pelo Rotaract!
O primeiro Rotaract Club foi fundado em 13 de março de 1968 em North Charlotte – Estados Unidos.
Ocupei alguns cargos, superei desafios, me desenvolvi pessoalmente, quando então vi que era hora de galgar novos horizontes. Decidi concorrer ao pleito para Representante Distrital de Rotaract do Distrito 4630.
Desde que decidi ser RDR, me dediquei as leituras sobre Rotaract e Rotary Internacional, comecei a montar uma equipe forte e sólida, dei o meu melhor no Seminário de Treinamento de Líderes Distritais de Rotaract Clubs, tracei metas, sendo as principais: desenvolvimento do quadro associativo, maior participação nos eventos, regularizar os regimentos e estatutos dos clubes, regularizar o cadastro dos clubes e associados nos órgãos de informação.
Ainda falta alguns meses para o fim do ano rotário e, felizmente posso comemorar a conquista de algumas metas, o número de clubes no distrito aumentará, Terra Boa, Jandaia do Sul e Santa Mônica já enviaram a documentação para o RI, a participação nos eventos distritais aumentou consideravelmente, e tivemos uma expressiva caravana na Conferência Nacional de Rotaract Clubs, que apesar da distância – Nísia Floresta/RN, levou 11 rotaractianos do nosso distrito, e embora haja resistência, os clubes estão regularizando seus cadastros frente ao RI e a Rotaract Brasil e estamos trabalhando fortemente nisso.
Como mencionado acima, a fundação do primeiro Rotaract Club ocorreu em 13/03/1968. Assim comemora-se o aniversário de fundação durante a semana que abrange 13 de março. É comum festejar o aniversário do Rotaract por mais do que uma semana!
Todos os anos os clubes desenvolvem atividades com o objetivo de divulgar o Rotaract na mídia local, reunir-se com o Rotary Patrocinador para expor as atividades, projetos, ações, convidar associados em potencial para uma reunião informativa.
A Organização Multidistrital de Informações (MDIO – sigla em inglês) Rotaract Brasil propôs o “Projeto Diversidade – O Brasil Inteiro Cabe Aqui” para comemorar a Semana Mundial de Rotaract (SMR).
O Diversidade consiste em trabalhar os crimes de ódio, de modo a propagar a igualdade e o respeito.
Os crimes de ódio são uma forma de violência direcionada intencionalmente a um determinado grupo social com características específicas. Ou seja, o agressor escolhe suas vítimas de acordo com seus preconceitos e, orientados por estes, coloca-se de maneira hostil contra um particular modo de ser e agir típico de um conjunto de pessoas. Os grupos afetados por esses delitos discriminatórios são os mais variados possíveis.
Para se defender a igualdade é preciso se ter consciências das diferenças, respeitá-las, e saber que todos somos iguais em direitos e garantias.
Apesar de ser o Diversidade um projeto bastante valoroso, necessário, pois, dissemina o respeito e igualdade, nada impede que a comemoração seja feita de acordo com a “cara de cada clube”, o que realmente importa é a homenagem, a divulgação positiva de nosso programa.

Fabíola Costa Pereira de Castro
Representante Distrital de Rotaract
Distrito 4630 de RI
2015-16

Kadu Dutra

Comissão Distrital de Comunicação 15-16.

Fazer comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *